Não existe uma classificação universal sobre os tipos de caminhada em trilha. Cada região/país pode adotar uma diferente, porque o seu grau de dificuldade pode ser variado.
Para facilitar a compreensão, vale a pena dar uma olhada nas categorias de caminhadas em trilha mais utilizadas pelos clubes excursionistas, que fazem um misto entre distância do percurso, características do relevo, necessidade ou não de acampar, sinalização, além do tempo de duração. Para cada tipo de trilha existem equipamentos adequados, com a função de tornar a atividade mais confortável e segura.
LEVE – Qualquer pessoa saudável pode fazer, mesmo sem preparo físico específico. São caminhadas simples, com duração de poucas horas (uma manhã, por exemplo). Não requer nenhuma experiência anterior. Como este tipo de caminhada não exige a necessidade de se carregar muita coisa, uma mochila de hidratação, como a Hidrat 7, ou uma mochila pequena de uso diário, podem ser suficientes para o passeio. Um estojo de cintura grande (pochete) com local para colocar garrafa de água (Estojo, por exemplo) e um corta-vento de pequeno volume, também são recomendáveis em passeios de curta duração.
MÉDIA – Exige alguma prática e preparo físico, pois a atividade terá algumas horas de duração (entre 5 e 8 horas, aproximadamente), em terreno que deve ter alguma inclinação. Envolve em geral, subidas e descidas, onde, por vezes, é necessário usar as mãos. Não é recomendável para pessoas sedentárias. Se for necessário pernoitar na trilha, é recomendado (mas não exigido) experiência de camping. Em geral não será necessário carregar muito peso, mas é importante ter uma mochila de tamanho médio que caiba, pelo menos, lanche, anorak, lanterna, estojo de primeiros socorros e cantil. Para proteção contra chuva e vento em caminhadas deste tipo, o Abrigo Anorak Storm é uma boa alternativa.
SEMI-PESADA – Deve levar pelo menos um dia inteiro de duração, em terreno acidentado e íngreme (subidas e descidas íngremes). Nesta atividade geralmente há trechos onde é necessário usar as mãos. Não é recomendável aos mais inexperientes. Requer condicionamento físico, pois as trilhas são longas, acidentadas e cansativas. Pode envolver, também, pernoite em trilha. Requer experiência básica em montanhismo: camping, caminhadas em climas adversos e manuseio de alguns equipamentos. Para caminhadas como esta é importante levar um bom abrigo de chuva(o Abrigo Parkha). Além disso, é recomendável uma mochila mais técnica, que ofereça espaço e seja confortável para agüentar uma caminhada de longa duração.
PESADA – Deve ter um dia ou mais de duração, em terreno bastante íngreme. Exige experiência em montanhismo, para ser uma atividade agradável e não se tornar um sofrimento. Aqui se incluem atividades com uma ou mais pernoites, onde a pessoa deve ser capaz de desenvolver intensa atividade física durante muitos dias, em lugares de difícil acesso, e estar preparada para executar tarefas como cozinhar, montar barracas, etc. O uso de uma boa mochila cargueira pode oferecer ao caminhante dias mais agradáveis, sem dores na coluna, pois em geral se carrega muito peso. Caso seja necessário pernoitar, uma barraca leve, um saco de dormir confortável e leve (Micro Pluma, por exemplo), além de um bom isolante térmico, como o Matratze, serão importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário